domingo, 25 de janeiro de 2009

"As ligações perigosas" - Choderlos de Laclos

Eu vou roubar as palavras do comentário da minha edição.
Este é um livro "diabólico". E, sem dúvida, não há melhor palavra para isso.
Eu me interessei pela obra quando assisti a um pedaço de uma das adaptações para o cinema, que passava na TV.
A história se passa no fim do século XVIII e seus personagens são membros da aristocracia francesa. O filete central são as maquinações de um visconde e de uma marquesa para, por vingança, lazer ou crueldade, arruinar vidas alheias. Evidentemente, tal trama está fadada a gerar no leitor uma indignação gigantesca e deliciosa.
Outra coisa bem interessante é o formato do livro. Não há narrador, e as personagens contam os acontecimentos por meio de 175 cartas que trocam entre si. As melhores são as da marquesa para o visconde e vice-versa, onde se vê um veneno que eu não acho que possa existir em um ser humano.
A leitura é um pouco maçante, mas a obra é certamente genial.

0 comentários:

 
©2009 Templates e Acessórios