quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

"Orgulho e Preconceito"- Jane Austen

O mais fascinante de Jane Austen não é a história em si, já que as fábulas chegam até a ser simples e bobinhas. O melhor mesmo são os diálogos, o estilo da narrativas e as ironias cômicas da autora.

"Orgulho e Preconceito" é muito engraçado, em grande parte devido ao retrato da família Bennet, que é extremamente ridícula. Dei boas risadas com a mãe das meninas, Mr. Collins, Kity, Lidia e Mary.

Por outro lado, a irmã mais velha Jane e seu romance com Mr. Bingley formam um quadro bastante comovente e realista, que enriquece bastante a obra.

A cereja do bolo é sem dúvida, o romance entre as personagens mais emblemáticas (Elizabeth e Mr. Darcy). Sendo os dois extremamente inteligentes, fica difícil para o leitor decidir quem está certo ou não, e essa confusa só se resolve com o cativante fim do romance.

Li "Pride and Prejudice" mais de uma vez. E, a cada leitura, tive a mesma sensação de inquietação e suspense até o fim do livro.

Clássico, de fato. E excelente.

5 comentários:

Unknown disse...

Livro muito bom. Achei que a leitura flui bem e prende bem a atenção do leitor. Não está entre os meus favoritos mas não quer dizer que não seja bom, apenas tenho um gosto diferente e que a história de vida de cada um faz com que nos identifiquemos mais com uma obra ou outra, que a maneira e as palavras usadas atingem a cada um de maneiras diferentes e em diferentes fases podemos responder ao mesmo estímulo diferentemente.
Dos livros que vc citou aqui acho que só li esse... =/ Tenho os Irmão Karamazóvi mas ainda não o li, demoro décadas para ler um livro russo, eu os acho menos dinâmicos e muito meticulosos o que torna a leitura mais detalhada e vívida. O último livro dele que li até que não achei tão cansativo, Niétotchka Niezvânova, é bem interessante. Mas o outro, O Idiota esse eu demorei muuuuuuito para ler... =)
Mas bom, é isso. Não quero fugir muito mais do assunto do comentário para não ser impertinente demais. Desculpe.
Jony

Ana Garcia disse...

IMpertinente?

Haha, de forma alguma!!


esse que vc citou eu não li...

quando estiver em humores melhores eu procuro lê-lo...


afinal, ler Dostoiévski quando se está deprimido é suicídio...

Unknown disse...

Ah, é um livro normal, acho que pro nível dele até que não é tão maçante. Eu tenho ele, se vc quiser...

hahaha nossa... pq?... vc está deprimida?? =O

Suicídio é vc ler "Os Sofrimentos do Joven Werther" do Goethe quando se está deprimido... ainda bem que eu emprestei ele para um amigo, pq se eu pegasse ele pra ler nessas ultimas semanas não sei o que ia ser de mim...
sabia que na época em que ele foi escrito, acho que no século XVIII, dizem que houve um grande aumento no número de suícidios na época??

Ana Garcia disse...

Sim, disso eu sabia!

Werther também ditou moda: o colete amarelo que ele usava foi bastante copiado na época!!

Unknown disse...

Putz... desculpe pela pergunta besta, é claro que vc sabia.. o que vc não sabe?? ;)
Nossa... essa do colete eu realmente não sabia...
me sinto como um ponto perto de uma reta perto de você...

 
©2009 Templates e Acessórios