quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

"Os irmãos Karamázov"-volume 1 - Fiódor Dostoiévski

Antes de tudo, peço desculpas por não ter postado aqui por muito tempo. Também agradeço aos adoráveis internautas que tiveram a bondade de visitar meu humilde blog. Não sabem como me sinto lisonjeada. Sei que há um problema para a postagem de comentários. Já tentei de tudo para resolvê-lo, e pretendo enviar uma mensagem ao blogspot se não tiver outra saída. Caso eu não consiga mudar a situação, devo mudar o endereço do blog, postando aqui uma mensagem de aviso.

Obrigada!

Enfim, tive o imenso prazer de adquirir a última edição da obra de Dostoiévski, que é também a primeira tradução direta do russo para o português. 
Confesso que fiquei bastante impressionada com o estilo do escritor. Embora antigo, não é nem um pouco maçante, sendo uma leitura bastante agradável e empolgante. Há partes em que o autor desenvolve, através das personagens, uma série de reflexões de natureza religiosa ou política, e mesmo isso é bastante bonito e envolvente.

Adorei as personagens centrais, os irmãos Karamázov e o terrível patriarca da família, Fiódor Pávlovitch. Os três irmãos são nem um pouco parecidos, possuindo entidades opostas e fascinantes. Mas eu concordo com os críticos que dizem que Fiódor é na certa um dos melhores personagens da obra. Na descrição do Dostoiévski, trata-se de lascivo  um da mais baixo estirpe, um verdadeiro patife no mais completo sentido. Mas a riqueza das descrições que o escritor faz deste homem detestável e de suas ações vis tornam Fiódor um ponto alto do livro.

Também vale a pena a leitura pelo belíssimo painel da religiosidade ortodoxa, em que cabe ressaltar o papel de Aliócha (o irmão mais ovo, protagonista da obra) e do stárietz, monge que lhe serve de "tutor".  Os diálogos em que participam esses dois mostram um mundo a dois tempos próximo e distante da realidade cristã católica ou luterana. As reflexões morais, contudo, são lindamente universais e comoventes.

Mal posso esperar para ler o próximo volume e outros livros do autor!


Observação: seria injustiça não comentar a maravilhosa edição recente, que além de ter um trabalho gráfico de primeira é enriquecida com belíssimas ilustrações. Até como enfeite a obra vale!

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá gente!
Ebaa, acho que agora dá para postar comentários!!
Beijos e obrigada a todos os que visitam meu bloguinho!

Anônimo disse...

Parei várias vezes em frente a ele na livraria com interesse!Suas palavras só reforçaram a idéia!Obrigada pela dica!Beijão

 
©2009 Templates e Acessórios